Gerenciamento de Mídia Audiovisual (GMA) - Online
Sobre o Curso
O gerenciamento de mídia audiovisual compreende uma série de considerações e conhecimentos especializados, indispensáveis para poder desenvolver esta função tão importante no cuidado do filme. Junto à tarefa principal de fazer backups através de sistemas que vão garantir a integridade dos originais de câmera e de som e, junto à correta gestão da qualidade e organização das mídias originais do filme, o trabalho da/do GMA irá facilitar a dinâmica cotidiana das rodagens e irá garantir que o trabalho de toda a equipe esteja resguardado.
Neste curso abordaremos conceitos técnicos, procedimentos, metodologias de trabalho, configurações de equipamento e o uso de software especializado na prática do gerenciamento de mídia audiovisual.
Conteúdo Programático
Dia 1
O trabalho da/do gerenciador de mídia audiovisual.
O gerenciamento de mídia dentro do departamento de câmera.
Coordenações com os departamentos envolvidos na rodagem e na pós-produção.
Equipamento, softwares e ferramentas.
Unidades de armazenamento.
Dia 2
Cálculos da capacidade do sistema integral de trabalho.
Testes de verificação das unidades de armazenamento.
Protocolo para formatação de cartões.
Procedimentos no set.
O método 3-2-1.
Organização dos backups.
Dia 3
O Clone Tool do DaVinci.
Tipos de checksum.
O offload com Silverstack.
Verificação do MHL.
Uso das LUTs de visualização.
Verificação do material (QC).
Dia 4
Preenchimento de metadados.
Exporte de frames de verificação.
Casos excepcionais para a renomeação de arquivos.
Elaboração de relatórios.
Dia 5
Exporte de metadados.
Seal folder.
Uso do Seal Verify.
Desenho de fluxo do gerenciamento de mídia.
Pedido de equipamento.
coordenação
Martín Alatrista
Especializado em cinematografia digital, supervisão de pós-produção e gerenciamento de cor em HDR e SDR, trabalhou em diversas áreas da imagem audiovisual, embora nos últimos anos atua principalmente como técnico de imagem digital e supervisor de pós-produção. Capacitou estúdios do Peru, do Equador e do Brasil em colorização, fluxos de produção e gerenciamento de cor. Também é professor certificado pela ARRI em sistemas de câmera.
Foi docente de Semiótica Audiovisual e Sociologia da Comunicação na universidade UNSAAC de Cusco (Peru). Suas áreas de pesquisa são a filosofia da imagem, a teoria da cor e a iluminação desde uma abordagem estética. Junto ao cinema, outra grande paixão são as artes cênicas onde é desenhador de iluminação.
PróximaS tURMAS
16 a 20 de Setembro de 2024
Aulas de Segunda a Sexta-feira.
das 18h00 às 22h00
Carga Horária: 20 horas
*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom
Investimento
R$ 790,00 à vista ou
R$ 870 em até 12 vezes (12x de R$ 74,50)
*Associades da ABC, SINDCINE, ACASP, ASTIM, DAFB, Movielas, Apan, APTA e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.