
Cinematografia Digital
Sobre o Curso
Este curso visa ser uma porta técnica que ajude no caminho criativo da fotografia cinematográfica. Para este fim, propomos focar na compreensão dos processos, procedimentos e conceitos envolvidos na cinematografía digital abordando as caraterísticas da luz, a visão, a ótica, a fotometria, a cor, os processos que acontecem no sensor, as configurações de câmera, as características dos formatos de gravação, até as particularidades e condições da visualização e exibição dos filmes. Através de testes e demonstrações que realizaremos em aula,contextualizaremos a abordagem dos temas do curso.
Recomendado para quem procure aprofundar no entendimento dos aspectos técnicos -que participam da construção estética da fotografia cinematográfica-, o curso está orientado aos profissionais de todas as áreas do departamento, com ênfase nas funções vinculadas à câmera, DITs e direção de fotografia. Também será de interesse para coloristas, gaffers e supervisores de pós-produção.
Na parte final do curso, a partir dos temas desenvolvidos nas aulas, apresentaremos e testaremos particularidades dos sistemas e configurações das câmeras ARRI e das câmeras RED vinculando, ainda mais, os conteúdos com a prática da cinematografia.
À conclusão do curso as e os participantes receberão três certificados: o certificado de realização do curso de Cinematografia Digital, um certificado de participação na apresentação das configurações das câmeras ARRI e um certificado de participação na apresentação das configurações das câmeras RED.
Conteúdo Programático
01 - A Luz e A Exposição Fotográfica
A compreensão da luz é primordial para a cinematografia. O modelado das suas propriedades é parte das tarefas mais importantes e quotidianas da fotógrafa e fotógrafo. Desse entendimento vai se desprender uma maior destreza no momento de expor, de definir o contraste de uma cena, de estabelecer os valores e chaves tonais de uma sequência, progredindo até constituir uma rede de sentidos e símbolos particulares dos filmes. A partir de testes, demonstrações e da apresentação de temas técnicos e conceituais abordaremos a relação luz - exposição - ótica.
1
Propriedades físicas da luz.
Relação entre as propriedades da luz com a cinematografia.
A medição da luz.
Características das fontes de iluminação.
As lentes e os filtros cinematográficos.
Testes óticos.
2
A exposição fotográfica.
Os valores tonais.
A relação de contraste.
A medição da exposição.
O range dinâmico.
A codificação.
As funções de transferência opto-eletrônicas.
As funções de transferência eletro-ópticas.
02 - A Cor e os Espaços de Cor
A cor tem uma importancia sustantiva e constitui um eixo que envolve aspectos estéticos e técnicos nas diversas etapas de produção. Abordaremos os contextos da cor na cinematografia, estabelecendo pontes entre iluminação, espaços de cor e temas vinculados à colorimetria.
3
A interação das cores.
As cores primárias.
As sínteses da cor.
A cartografia da cor nos gráficos da CIE.
Os espaços de cor.
As transformações dos espaços de cor.
4
A temperatura de cor.
Características cromáticas nas fontes de iluminação.
Os filtros de cor.
Unidades de medida da reprodução cromática nas fontes de luz.
O desvio cromático nas lentes.
A continuidade cromática no filme.
03 - A Captura da Imagem e os Formatos de Gravação
A partir da explicação dos processos envolvidos na captura da imagem e as características dos sensores, compreenderemos diversos parâmetros das configurações de câmera, realizaremos testes de ISO e range dinâmico e falaremos das características técnicas dos formatos de gravação, dos níveis de compressão dos arquivos, da qualidade técnica da imagem e do revelado do material.
5
Os tipos de sensores.
A resolução.
A relação de aspecto.
A conversão analógico-digital.
O parâmetro ISO.
O parâmetro kelvin.
O parâmetro tint.
A profundidade de bits.
6
As ferramentas de avaliação do sinal.
A qualidade técnica da imagem.
Testes de latitude.
7
Os formatos de gravação.
O bitrate.
A compressão.
O chroma subsampling.
O frame rate.
8
O revelado do raw.
A debayerização.
Os formatos de trabalho na produção e pós-produção.
Os formatos de exibição.
04 - A Monitoração no Set e os Contextos Visuais
Um aspecto importante a levar en conta na produção de um filme é a preservação da referência fotográfica desde o set até a finalização, ou seja, a coerência na monitoração para garantir que os objetivos criativos sejam conservados ao logo das etapas de realização. Falaremos dos tipos de sinal, as características dos monitores e, um aspeto medular: as características visuais em diferentes contextos de exibição.
9
Configurações das saídas SDI de câmera.
O bitrate de transferência.
Os sistemas entrelaçado, progressivo e segmentado.
A monitoração no set.
As configurações da monitoração no set.
10
O sistema visual.
Os tipos de visão.
Os fenómenos visuais vinculados à saturação e brilho.
As características da visão segundo o entorno.
05 - RED DAY - Sistemas de Câmera
Nesse dia realizaremos testes técnicos e apresentaremos as características, parâmetros e configurações particulares das câmeras RED, com enfoque nas câmeras Komodo-X e V-Raptor.
06 - ARRI - Sistemas e Configurações
Dia destinado à realização de testes técnicos e apresentação das características, parâmetros e configurações particulares das câmeras ARRI, com destaque para a ALEXA 35 e Mini LF.
aPOIO




A Bucareste Ateliê de Cinema está selecionando estudantes para 1 bolsa integral e 2 bolsas parciais de 50% para o curso Cinematografia Digital. Serão privilegiadas inscrições que atentem para critérios de inclusão social, renda e diversidade, e são limitadas a participantes residentes de São Paulo Capital e Grande São Paulo.
coordenação

Martín Alatrista
Especializado em cinematografia digital, supervisão de pós-produção e gerenciamento de cor em HDR e SDR, trabalhou em diversas áreas da imagem audiovisual, embora nos últimos anos atua principalmente como técnico de imagem digital e supervisor de pós-produção. Capacitou estúdios do Peru, do Equador e do Brasil em colorização, fluxos de produção e gerenciamento de cor. Também é professor certificado pela ARRI em sistemas de câmera.
Foi docente de Semiótica Audiovisual e Sociologia da Comunicação na universidade UNSAAC de Cusco (Peru). Suas áreas de pesquisa são a filosofia da imagem, a teoria da cor e a iluminação desde uma abordagem estética. Junto ao cinema, outra grande paixão são as artes cênicas onde é desenhador de iluminação.
Professores Convidados

Alejandro Alcocer
Alejandro Alcocer é um apaixonado por imagens e seus processos de criação. Estudou fotografia e cinematografia no Centro de Treinamento Cinematográfico da Cidade do México em meados dos anos 90.
Ao longo de sua carreira atuou como produtor em todos os níveis do departamento de fotografia, principalmente em produções comerciais e televisivas estrangeiras para diversos clientes e agências internacionais. Também atuou como professor e diretor de fotografia em séries televisivas. filmes e comerciais.
Desde 2012 trabalha como diretor de vendas da divisão de lentes para câmeras ZEISS na América Latina.

Alvaro Brito
Alvaro Brito trabalha com iluminação há mais de vinte e cinco anos. Tendo começando pelo teatro e espetáculos, com o tempo, sua especialidade se tornou o cinema. Participou de curtas, longas e muitos comerciais, trabalhando com Diretores de Fotografia de todo o mundo. Fez longas como
“O Tempo e o Vento”, do diretor Jayme Monjardim, “Somos tão Jovens”, “Vou Nadar até Você”, de Klaus Mitteldorf. e séries para a HBO, GloboPlay e Netflix: “A Vida Secreta dos Casais 2”, “Black MIrror”, “Onde está meu Coração”, “Só Se For Por Amor”, “O Vale dos Esquecidos“, “Além do Guarda-Roupa” “(2022) e “De Volta aos 15”.
Grande entusiasta da iluminação com LED, especialista em refletores Tungstênio, LED e HMI, Alvaro Brito é membro da ICLS - International Cinema Lighting Society.

Nacho Gondell
Nascido em Buenos Aires, Argentina, Nacho Gondell atualmente mora em São Paulo. Desde pequeno é apaixonado por cinema, encontrando na fotografia uma fonte de expressão. Sempre interessado pelas câmaras e os avanços tecnológicos, começou a atuar profissionalmente na indústria audiovisual ao mesmo tempo que estudava, misturando a teoria com a prática.
Com 8 anos de experiência na indústria atuando como Operador de QTake e DIT em filmes, séries e publicidades, Nacho já colaborou com grandes nomes, como Rodrigo Prieto, Fernando Meirelles, Bill Condon, Tobias A. Schliessler, Azul Serra, Rodrigo Monte, César Charlone e Javier Juliá.
PróximaS tURMAS
3 a 16 de Fevereiro de 2025
Semana 1: Aulas de Segunda a Sexta-feira.
Semana 2: Aulas de Segunda a Sexta e Domingo.
Segunda a Sexta das 18h30 às 22h30.
Domingo das 14h00 às 18h00.
Carga Horária: 44 horas
Investimento
R$ 2.900,00 à vista ou
10 vezes de R$ 319,00
*Associades da ABC, SINDCINE, DAFB, Movielas, Apan, APTA e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.