Cinematografia Digital
Sobre o Curso
Este curso visa ser uma porta técnica que ajude no caminho criativo da fotografia cinematográfica. Para este fim, propomos focar na compreensão dos processos, procedimentos e conceitos envolvidos na cinematografía digital abordando as caraterísticas da luz, a visão, a ótica, a fotometria, a cor, os processos que acontecem no sensor, as configurações de câmera, as características dos formatos de gravação, até as particularidades e condições da visualização e exibição dos filmes. Através de testes e demonstrações que realizaremos em aula,contextualizaremos a abordagem dos temas do curso.
Recomendado para quem procure aprofundar no entendimento dos aspectos técnicos -que participam da construção estética da fotografia cinematográfica-, o curso está orientado aos profissionais de todas as áreas do departamento, com ênfase nas funções vinculadas à câmera, DITs e direção de fotografia. Também será de interesse para coloristas, gaffers e supervisores de pós-produção.
Na parte final do curso, a partir dos temas desenvolvidos nas aulas, apresentaremos e testaremos particularidades dos sistemas e configurações das câmeras ARRI e das câmeras RED vinculando, ainda mais, os conteúdos com a prática da cinematografia.
À conclusão do curso as e os participantes receberão três certificados: o certificado de realização do curso de Cinematografia Digital, um certificado de participação na apresentação das configurações das câmeras ARRI e um certificado de participação na apresentação das configurações das câmeras RED.
Conteúdo Programático
01 - A Luz e A Exposição Fotográfica
A compreensão da luz é primordial para a cinematografia. O modelado das suas propriedades é parte das tarefas mais importantes e quotidianas da fotógrafa e fotógrafo. Desse entendimento vai se desprender uma maior destreza no momento de expor, de definir o contraste de uma cena, de estabelecer os valores e chaves tonais de uma sequência, progredindo até constituir uma rede de sentidos e símbolos particulares dos filmes. A partir de testes, demonstrações e da apresentação de temas técnicos e conceituais abordaremos a relação luz - exposição - ótica.
1
Propriedades físicas da luz.
Relação entre as propriedades da luz com a cinematografia.
A medição da luz.
Características das fontes de iluminação.
As lentes e os filtros cinematográficos.
Testes óticos.
2
A exposição fotográfica.
Os valores tonais.
A relação de contraste.
A medição da exposição.
O range dinâmico.
A codificação.
As funções de transferência opto-eletrônicas.
As funções de transferência eletro-ópticas.
02 - A Cor e os Espaços de Cor
A cor tem uma importancia sustantiva e constitui um eixo que envolve aspectos estéticos e técnicos nas diversas etapas de produção. Abordaremos os contextos da cor na cinematografia, estabelecendo pontes entre iluminação, espaços de cor e temas vinculados à colorimetria.
3
A interação das cores.
As cores primárias.
As sínteses da cor.
A cartografia da cor nos gráficos da CIE.
Os espaços de cor.
As transformações dos espaços de cor.
4
A temperatura de cor.
Características cromáticas nas fontes de iluminação.
Os filtros de cor.
Unidades de medida da reprodução cromática nas fontes de luz.
O desvio cromático nas lentes.
A continuidade cromática no filme.
03 - A Captura da Imagem e os Formatos de Gravação
A partir da explicação dos processos envolvidos na captura da imagem e as características dos sensores, compreenderemos diversos parâmetros das configurações de câmera, realizaremos testes de ISO e range dinâmico e falaremos das características técnicas dos formatos de gravação, dos níveis de compressão dos arquivos, da qualidade técnica da imagem e do revelado do material.
5
Os tipos de sensores.
A resolução.
A relação de aspecto.
A conversão analógico-digital.
O parâmetro ISO.
O parâmetro kelvin.
O parâmetro tint.
A profundidade de bits.
6
As ferramentas de avaliação do sinal.
A qualidade técnica da imagem.
Testes de latitude.
7
Os formatos de gravação.
O bitrate.
A compressão.
O chroma subsampling.
O frame rate.
8
O revelado do raw.
A debayerização.
Os formatos de trabalho na produção e pós-produção.
Os formatos de exibição.
04 - A Monitoração no Set e os Contextos Visuais
Um aspecto importante a levar en conta na produção de um filme é a preservação da referência fotográfica desde o set até a finalização, ou seja, a coerência na monitoração para garantir que os objetivos criativos sejam conservados ao logo das etapas de realização. Falaremos dos tipos de sinal, as características dos monitores e, um aspeto medular: as características visuais em diferentes contextos de exibição.
9
Configurações das saídas SDI de câmera.
O bitrate de transferência.
Os sistemas entrelaçado, progressivo e segmentado.
A monitoração no set.
As configurações da monitoração no set.
10
O sistema visual.
Os tipos de visão.
Os fenómenos visuais vinculados à saturação e brilho.
As características da visão segundo o entorno.
05 - RED DAY - Sistemas de Câmera
Nesse dia realizaremos testes técnicos e apresentaremos as características, parâmetros e configurações particulares das câmeras RED, com enfoque nas câmeras Komodo-X e V-Raptor.
06 - ARRI - Sistemas e Configurações
Dia destinado à realização de testes técnicos e apresentação das características, parâmetros e configurações particulares das câmeras ARRI, com destaque para a ALEXA 35 e Mini LF.
aPOIO
coordenação
Martín Alatrista
Especializado em cinematografia digital, supervisão de pós-produção e gerenciamento de cor em HDR e SDR, trabalhou em diversas áreas da imagem audiovisual, embora nos últimos anos atua principalmente como técnico de imagem digital e supervisor de pós-produção. Capacitou estúdios do Peru, do Equador e do Brasil em colorização, fluxos de produção e gerenciamento de cor. Também é professor certificado pela ARRI em sistemas de câmera.
Foi docente de Semiótica Audiovisual e Sociologia da Comunicação na universidade UNSAAC de Cusco (Peru). Suas áreas de pesquisa são a filosofia da imagem, a teoria da cor e a iluminação desde uma abordagem estética. Junto ao cinema, outra grande paixão são as artes cênicas onde é desenhador de iluminação.
PróximaS tURMAS
3 a 15 de Fevereiro de 2025
Semana 1: Aulas de Segunda a Sexta-feira.
Semana 2: Aulas de Segunda a Sábado.
Segunda a Sexta das 18h30 às 22h30.
Sábado das 14h00 às 18h00.
Carga Horária: 44 horas
Investimento
R$ 2.900,00 à vista ou
10 vezes de R$ 319,00
*Associades da ABC, SINDCINE, DAFB, Movielas, Apan, APTA e ex-alunes Bucareste possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.