
Do Olhar à Tela:
O Processo Criativo do Documentário a Partir de Si
João Jardim
Neste curso, o premiado roteirista, produtor e diretor João Jardim reflete sobre o processo de criar, desenvolver e produzir documentários de relevância. A partir da análise de quatro de seus filmes - Janela da Alma, Pro dia Nascer Feliz, Lixo Extraordinário e Amor?, e da série de Liberdade de Gênero (Globoplay), o realizador aborda, através de exemplos práticos e reflexões, os processos de execução do argumento à filmagem, assim como os desafios de produção e edição.
Enfatizando que as obras escolhidas se debruçam primeiramente sobre temáticas e não sobre personagens, João Jardim discute como trabalhar dessa forma tão pouco comum em documentários, por um trajeto que passa pelos erros e acertos de cada uma dessas produções, enquanto convida os participantes a fazerem diferentes questionamentos dos “porquês” das escolhas, para que possam desenvolver ferramentas para fortalecer o conteúdo dos seus próprios projetos.
Durante todo o curso, os participantes serão estimulados a desenvolver possíveis temas para projetos (ou aprimorar ideias que já tenham), permitindo uma reflexão pessoal sobre abordagens, e como transformá-las em algo que possa tocar mais pessoas.
Serão disponibilizados os links para assistir aos filmes abordados no curso.
Filmografia do Curso
Janela da Alma
A partir da ansiedade daqueles que “pouco” enxergam, o documentário faz um ensaio poético e bem-humorado sobre o que é “olhar”. Depoimentos como o do escritor José Saramago, do músico Hermeto Pascoal, do cineasta Win Wenders e do fotógrafo cego Bavcar ilustram a dificuldade de ver as coisas como elas são.
Pro Dia Nascer Feliz
O documentário é um emocionante diário de observação da vida do adolescente dentro da escola no Brasil. O filme flagra o dia a dia e adentra a subjetividade de alunos e alunas de escolas públicas e particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Lixo Extraordinário
O documentário segue o artista Vik Muniz em sua jornada ao aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Lá, ele colabora com os catadores de materiais recicláveis, transformando o lixo em obras de arte.
Amor?
O filme é uma mistura poética de documentário com ficção, um filme sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência. Atrizes e atores interpretam o depoimento sincero de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder. Prêmio de público no festival de Brasília.
Filmografia do Curso

BIO

João Jardim
Com seu espírito desbravador e forte engajamento social, João Jardim é um dos diretores mais aclamados de sua geração no Brasil. Após ganhar o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Internacional de São Paulo e no Message to Man Intl Film Festival, em São Petersburgo, com seu primeiro filme "Janela da Alma", seguiu desenvolvendo roteiros surpreendentes e provocadores. "Lixo Extraordinário", que codirigiu no maior aterro sanitário da América Latina, foi indicado ao Oscar de melhor documentário e conquistou prêmios em alguns circuitos de grande prestígio, como no Festival de Berlim e em Sundance. Sua primeira ficção, "Getúlio", foi um sucesso de bilheteria no Brasil com mais de 500 mil espectadores. Depois, dirigiu o longa "As Polacas", que resgata a história de imigrantes levadas a se prostituir, lançado em 2024.
Também dirigiu séries de sucesso na televisão como "Nelson por Ele Mesmo" (Globo), uma adaptação para a TV do projeto em que Fernanda Montenegro viaja pelo Brasil fazendo leituras de textos de Nelson Rodrigues, "Amores Livres" (Globoplay), que revela as histórias de amor de quem rompeu com as tradições, e também "Liberdade de Gênero" (Globoplay), uma das primeiras ocasiões em que a TV brasileira retratou pessoas que não se identificam com o gênero designado para elas ao nascerem.
Próxima tURMA
14 e 15 de Junho de 2025
Sábado e Domingo
das 10h00 às 18h00
Carga Horária: 14 horas
Local: Rua Padre Justino, 593
Butantã - SP
Investimento
R$ 1.200,00 à vista ou
10x de R$ 135,00
Ex-alunes Bucareste, estudantes de universidades públicas e associades APAN possuem 10% de desconto.
Caso sua associação, sindicato ou coletivo não esteja na lista, nos consulte sobre a possibilidade de inclusão de descontos.