top of page
Screenshot 2023-04-12 at 12.27.52.png

Direção de ArtE, cRIAÇão&VFX 

Sobre o Curso

O curso aborda questões relevantes para pensar a direção de arte à luz dos chamados VFX: quais seriam as possíveis distinções entre cenário real e cenário criado digitalmente? Como é a cooperação entre diretor de arte e o supervisor de efeitos visuais? Como se dá a relação entre miniatura, live action e VFX? É possível pensar essas questões em filmes de orçamento reduzido? Esses e tantos outros temas podem ser levantados à medida em que se desenvolve o projeto de arte desenvolvido pelos alunos ao longo do curso.

 

As aulas são divididas em dois eixos complementares: o primeiro focado em investigação estética, a partir da reflexão sobre as formas de criação do conceito de arte, que encara a direção de arte de maneira mais holística; desenvolvimento de moodboards e criação de concepts.

 

O segundo eixo dedica-se à discussão dos VFX, seus tipos e sua história, a imbricação entre a criação espaço-visual, cenografia e miniatura com os efeitos visuais a partir de um projeto de arte. Desde o início do curso, as aulas se valem de dinâmicas práticas, enriquecidas com comentários e pareceres dos profissionais convidados.

 

O curso é indicado para pessoas que tenham conhecimento prévio de direção de arte, sejam diretores de arte, assistentes de arte, cenógrafos, decoradores de cena, diretores, diretores de fotografia, estudantes ou qualquer outro interessado que queira se aprofundar neste rico e dinâmico departamento.

 

A presença de profissionais diversos do audiovisual brasileiro enseja a efetiva troca de saberes, vivências e experiências. Sejam bem vindes!

Conteúdo Programático

1.Pesquisa e Criação do Conceito de Arte 

Para uma parte dos diretores de arte, a pesquisa é a etapa fundamental na criação de um projeto. Há um conjunto de reflexões sobre esse momento que nos leva a encarar a direção de arte de maneira mais holística: de que modo a direção de arte poder abordar questões sociais, políticas, ambientais não explicitadas pelo roteiro? Como organizar e apresentar essas informações de modo a torna-las compreensíveis aos outros departamentos?

2.Moodboard
.

Mais do que um painel com imagens em formato quadrado ou retangular dispostas lado a lado, o moodboard pode ser um processo criativo, dinâmico e desafiador. Versões de moodboards se alimentam da linguagem da assemblage modernista e da colagem digital podem inspirar outras formas de criação, que flertam tanto com as artes visuais, quanto com o design gráfico.

Esta aula pretende colcar o moodboard como ferramenta fundamental no processo de criação em direção de arte, servindo inclusive de material base para a equipe de efeitos visuais que

assumirá o projeto.

3. História dos VFX
.

O objetivo principal da aula é proporcionar aos alunos e alunas a construção de repertório específico sobre como o cinema tem utilizado diferentes recursos para a criação de realidades - realistas ou fantásticas - para se contar uma história audiovisualmente, usando, para isso, um recorte cronológico: dos brinquedos ópticos como a lanterna mágica, à utilização de telas gigantes de LED para a construção da imagem cinematográfica.

4.Direção de Arte e VFX
.

Dando continuidade aos assuntos que concernem à relação entre VFX e direção de arte, esta aula vai retomar algumas das técnicas abordadas na aula anterior, com foco na exibição de

estudos de caso que se utilizam de set extension (extensão do set físico), virtual set, com o uso da tecnologia do sistema Unreal Machine e experiências em cinema VR/360o.

5.Supervisão de Efeitos Visuais

.

6. Concept Art
.

A aula se dedicará a explicar o que é Concept Art, a sua importância em produções audiovisuais, no departamento de arte e de efeitos visuais, através de exemplos de sua

aplicação em filmes e séries. Serão demonstrados processos e as ferramentas utilizados para

produzir um Concept Art.

7. Cenografia e 
Efeitos Visuais

A partir da narrativa, vamos refletir o espaço cenográfico a ser projetado, visando a integração entre cenografia e VFX, de acordo com as necessidades do projeto. Abordaremos como deixar

espaços para elementos digitais, incorporados e aprimorados em pós-produção. Discutiremos também sobre o que deve ser construído fisicamente e o que deverá ser efeito digital.

8. Miniatura
 

Nessa aula, iremos falar um pouco sobre tecnologias e métodos de construção de miniaturas e

seu uso no cinema e na publicidade; sua comparação criativo-expressiva e orçamentária em relação a um cenário de escala 1:1, ou ainda em relação a um cenário digital elaborado em

pós-produção. Discutiremos desde técnicas de manufatura e pintura, até impressão 3D e suas facilidades na elaboração e aprovação de um projeto.

9 e 10. Projeto de Arte
.

A partir das reflexões em conjunto, dos exercícios e dos comentários e orientações recebidos dos profissionais convidados, os alunos apresentarão um projeto de arte desenvolvido ao longo

do curso. Mais do que uma apresentação, esse momento será o de refletir sobre a imbricação entre projeto e fundamentação estética, conceito e técnica, cenografia física e efeitos visuais.

Foto_Curaca_edited_edited.jpg

Laura Carvalho

Coordenadora

Diretora de arte e pesquisadora sobre cor, graduada em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e mestre em Teoria e Estética do Cinema pela mesma instituição de ensino.

 

Trabalha no departamento de arte desde 2008. Como diretora de arte, assinou projetos nacionais e internacionais, como os longas Agreste e Abraço, as séries francesas Death Corner e Demain si J’y Suis, a performance multimídia Awakening (Singapura), as animações ítalo-brasileiras As Aventuras de Pety e O Mundo Mágico de Pety, dentre outros no Brasil. Atualmente está em um longa-metragem de coprodução internacional.

 

Participou de programas de residência artística sobre arquitetura e cor no Japão e no Brasil.

Apresentou os resultados de sua pesquisa cromática no Japão, Espanha e Inglaterra. Participou como diretora de arte do programa Production Design Studio da Berlinale Talents 2021, do Festival de Cinema de Berlim.

Camila Vieira_edited.jpg

Camila Vieira

Cenografia e VFX

Graduada em Rádio e TV pela UNESP, pós-graduada em Design de Interiores pela FAAP e estudos em Direção de Arte na University of the Arts London. Radicada em Praga, trabalha em projetos internacionais, alguns coproduzidos com Hollywood como The Falcon and the Winter Soldier (Marvel), o longa Ballerina (spin off da franquia John Wick) e foi cenógrafa de uma das maiores produções da Amazon, Roda do Tempo S2. Recebeu o Kikito de Melhor Direção de Arte e foi alumini do Production Design Studio do Berlinale Talents 2022.

Claudio Peralta_edited.jpg

Claudio Peralta 

Supervisor de Efeitos Visuais

Com 25 anos de experiência em pós-produção, Claudio Peralta é Supervisor de Efeitos Visuais e Diretor na Conspiração Filmes. Foi supervisor de efeitos visuais em comerciais nacionais einternacionais, para clientes como Coca-Cola, GM, Honda, Mitsubishi, Pepsi, Visa, entre outros.

Passou a supervisionar os efeitos visuais de longa metragens, totalizando hoje mais de 20 filmes, com 6 indicações para Melhores Efeitos Visuais no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. Hoje também assina a supervisão de efeitos de séries como Dom (Amazon), Sob Pressão (Globo), Magnífica 70 (HBO), Reality Z (Netflix), Um Contra Todos (FOX), etc. Lidera um time de mais de 30 artistas de efeitos visuais, entre artistas de composição, 3D, Motion Designers, editores e produtores de finalização.

Leonardo Tomba_edited.jpg

Leonardo Tomba

Concept Art

Trabalha como concept artist há 3 anos, atuando inicialmente na produção de jogos e, atualmente, no ramo da publicidade e do audiovisual. Durante esse tempo, também trabalhou como concept artist de miniaturas e colaborou com produtoras brasileiras em projetos para a Netflix e Disney+, como na série de ficção científica Mila no Multiverso.

MonicaPalazzo_por Flavie_edited.jpg

Monica Palazzo

História dos VFX, Direção de Arte e VFX

Diretora de arte, artista-pesquisadora, diretora e professora. Seus trabalhos relacionam as operações poéticas da direção de arte com outras áreas de criação, pesquisa e ensino. Em 20anos de carreira, tem atuado principalmente em longas, curtas e séries, além da pesquisa sobre o espaço audiovisual no cinema 360o, tema de seu doutorado em Poéticas Visuais na ECA/USP. Como diretora de arte, ganhou prêmios no Festival de Brasilia, CinePE, Festival de Cinema da Fronteira, BRAFF Miami, dentre outros.

Roger Matua_edited.jpg

Roger Matua 

Miniatura

Artista de efeitos especiais, formado em Desenho Industrial pela FAAP, atua no mercado de publicidade, TV, cinema e teatro, realizando projetos de miniaturas, animatrônica, escultura, impressão 3D e maquiagem de efeitos. Colaborou em projetos para Rede Globo, Renault, Discovery Channel, videoclips para as bandas Black Ghosts, Sepultura e Megadeth.

PróximaS tURMAS

5 a 16 de Junho de 2023

das 19h às 22h20

Carga Horária: 30 Horas

*O curso irá ocorrer na plataforma Zoom - os inscritos receberão o link e senha de acesso um dia antes do início das aulas 

Investimento

1.150,00 à vista ou

12x de R$ 105,50

*Associades APAN, APAA-PE, APAA-BA, APODEC BRA.DA, FIGA, FIAR, Mulheres Negras do Audiovisual, estudantes de universidades públicas (renda familiar de até 2 salários mínimos) e beneficiáries do Fies possuem 15% de desconto. 

**Ex-alunes da Bucareste possuem 10% de desconto. Caso  ex-alune faça parte das associações citadas, o desconto é cumulativo. 

Inscriçã0

Obrigado! Em breve entraremos em contato.

bottom of page